sexta-feira, 14 de abril de 2017

Creme quark com morangos em redução de vinho do Porto e creme balsâmico


Temos, erradamente, a ideia de que as sobremesas ditas dietéticas, isentas de açúcar e de gorduras são sensaboronas e que, após ingeridas, nos deixam pouco saciados. Pois bem, eu não partilho desta opinião, talvez porque tenho a particularidade de não apreciar as sobremesas excessivamente doces. Basta um pouco de imaginação para ir ao encontro do que efetivamente nos agrada.
Hoje, deixo-vos esta sugestão de creme quark com morangos em redução de vinho do Porto e creme balsâmico. Tive a sorte de arranjar uns morangos bem doces que facilitaram a doçura ao meu paladar.

Ingredientes (duas pessoas)

250 gramas de queijo quark ou queijo fresco batido 0% MG
8 morangos generosos
2 colheres de sopa de vinho do Porto
raspa de meio limão
1 colher de sobremesa de creme balsâmico

Procedimento

Levar ao lume brando uma frigideira com os morangos cortados em pedaços e o vinho do Porto. Deixar reduzir o vinho lentamente. Não se esqueça de ir mexendo de vez em quando. Quando o vinho tiver praticamente evaporado, junte o creme balsâmico e misture bem. Com a ajuda da colher de pau, pise os pedacinhos de morangos que se encontrarem ainda inteiros. Reserve e deixe arrefecer.
Distribua o queijo quark pelas taças de servir e regue-o com o topping já frio. Decore com um morango inteiro e com raspas de limão.

Excelente!

Nota: Se preferir a base com natas, poderá utilizar natas de soja adoçadas com um pouco de stevia. Ainda assim, a sua sobremesa não perderá qualidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário