segunda-feira, 17 de abril de 2017

Arroz de Pato

Gosto muito de arroz de pato. Contudo, sendo um prato muito trabalhoso, raramente é feito. Guardo-o para dias especiais, tal como ontem, o dia de Páscoa.

Ingredientes (6 pessoas)

1 pato com cerca de dois kg
1 cebola e meia
2 dentes de alho
1/2 alho francês
1 cenoura
2 copos de arroz agulha
vinho branco q.b.
sal dos Himalaias q.b.
1 farinheira de porco preto
algumas fatias de bacon fumado
1/2 chouriço alentejano
Azeite q.b.
Água q.b.

Procedimento

Comece por lavar o pato e cortá-lo aos pedaços. Retire o excesso de gordura e a maior parte da pele. Coloque-o num tacho com o louro, a cenoura cortada aos pedaços grandes, o alho francês, uma cebola, um dente de alho, o chouriço e farinheira. Encha o tacho com água, de forma a cobrir todo o seu conteúdo. Leve ao lume a cozer (o pato demora bastante tempo a cozer, cerca de uma hora e meia). Tenha em atenção que, passados 15 minutos de iniciar a fervura, deverá retirar o chouriço e a farinheira.
Depois do pato cozido, deixe arrefecer, retire todos os ossos e desfie a carne. Retire a folha de louro e triture o caldo.
Entretanto, faça um leve refogado com meia cebola pequena, um dente de alho e um pouco de azeite. Junte o arroz, deixe-o fritar e borrife-o com um pouco de vinho branco. Acrescente, de seguida, o caldo da cozedura do pato (um pouco mais do dobro da quantidade de arroz), mexa e deixe levantar fervura. O arroz deverá cozer cerca de 11 minutos, deixando secar toda a água.
Após ter o arroz cozido, disponha metade num pirex. Por cima, espalhe uniformemente o pato desfiado e cubra-o com o restante arroz.
Posteriormente, decore o seu arroz com o bacon, a farinheira e o chouriço fatiado.
Finalemnte, leve ao forno com o grill ligado até dourar.

Delicie-se!

Antes de ir ao forno 

 Depois de ir ao forno 


Sem comentários:

Enviar um comentário