domingo, 4 de fevereiro de 2018

Lasanha verde de vegetais e bacon

Aqui por casa, um almoço de domingo é merecedor de mais dedicação da minha parte. Hoje saiu uma lasanha bem cremosa, rica em vegetais e deliciosa.


Ingredientes

2 dentes de alho
Azeite a gosto
Sal marinho aromatizado com ervas qb
150 gramas de bacon
1 alho francês em Juliana fina
1 fatia de abóbora em cubinhos
1 cenoura ralada
1 talo de aipo picado
150 gr de espinafres frescos
6 cogumelos brancos
Tomates cherry a gosto
Orégãos qb
Sementes de coentros qb
Pimenta em grão moída no momento
9 placas de lasanha verde
800 ml de molho béchamel caseiro (pouco grosso)
250 gramas de queijo Ricotta
Queijo Grana Padano ralado qb
Queijo mozarella ralado qb

Procedimento

Comece por preparar o molho béchamel caseiro, tendo o cuidado de não o deixar grosso (cerca de 800 ml de leite para três colheres de sopa de farinha).
Entretanto, corte o bacon em cubinhos e coloque-o numa frigideira em lume médio, de forma a libertar alguma gordura e a ganhar uma tonalidade dourada. Junte um pouco de azeite e os alhos e deixe libertar sabores. Acrescente o alho francês, a cenoura ralada, a abóbora e o aipo e deixe cozinhar. Quando os vegetais estiverem ligeiramente amolecidos, acrescente os cogumelos e os espinafres. Tempere com sal aromatizado, pimenta e sementes de coentros moídas no momento. Depois de os espinafres murcharem, junte os tomates e o queijo Ricotta. Envolva tudo muito bem e retifique temperos.
Agora, é hora de montar a sua lasanha. Num pirex, deite um pouco de molho béchamel. Sobre este, disponha as placas de lasanha e cubra-as com o recheio. Salpique com queijo Grana Padano ralado e regue novamente com um pouco de béchamel. Repita o procedimento até esgotar o recheio. A última camada deve  ser apenas de placas de lasanha, as quais deverão ser cobertas com uma quantidade generosa de molho béchamel. Sobre este, disponha o queijo Mozarella ralado e salpique com orégãos.
Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus. Durante os primeiros 20 minutos de cozedura, tape o pirex com papel de alumínio. Terminado este tempo, retire o papel de alumínio e deixe cozer por mais 15 minutos.
Sirva a lasanha polvilhada de manjericão picado.

Delicie-se e seja feliz!














Sem comentários:

Enviar um comentário