domingo, 25 de fevereiro de 2018

Supremas de bacalhau fresco com crosta de broa, chouriço , manjericão e Grana Padano

O bacalhau é mesmo rei e, com ele, pode-se inventar e recriar, pois quase todos os ingredientes combinam com este peixe.
Hoje decidi inventar um pouco e conjugar sabores, o que resultou na perfeição. Um prato, sem dúvida, a repetir!

Ingredientes (3 pessoas)

3 supremas de bacalhau fresco
3 dentes de alho
1/4 de uma broa pequena
folhas de manjericão qb
azeite virgem extra qb
5 rodelas generosas de chouriço
2 colheres de sopa de mal cheias de queijo Grana Padano ralado

Procedimento

Absorva toda a água das supremas de bacalhau com a ajuda de papel absorvente. Entretanto, num pirex, pique dois dentes de alho e regue o fundo generosamente com azeite. Disponha sobre este as supremas de bacalhau, as quais deverá envolver, cuidadosamente, no azeite e alho. A pele deverá ficar voltada para baixo.
De seguida, na picadora, triture o chouriço (sem a pele) e um dente alho. Acrescente a broa desfeita, o queijo, o manjericão e um pouco de azeite. Triture tudo até obter uma pasta. Se necessário, vá acrescentando azeite até obter a textura ideal. 
Seguidamente, com a ajuda de uma colher, tape as supremas com a pasta de broa, calcando bem a mesma. Volte a regar com um fio de azeite e leve ao forno, a 180 graus, até que a pasta de broa se encontre crocante e o bacalhau cozinhado.
Acompanhe com batatinhas assadas, temperadas com flor de sal do Algarve e ervas mediterrânicas, alho em pó, ervas da Provença e azeite.

Delicie-se e seja feliz!



Antes de ir ao forno


As supremas prontinhas...



Sem comentários:

Enviar um comentário