domingo, 11 de fevereiro de 2018

Torta de carne com recheio de creme de espinafres, cogumelos, ovos e queijo Edam

Domingo é dia de comida de forno e, aproveitando o dia mais cinzento e frio, há que ligar o forno para cozinhar e aquecer a cozinha.
Costumo fazer torta de carne com vários recheios, Hoje, apeteceu-me utilizar espinafres no recheio. Os espinafres são ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, sendo um alimento essencial numa alimentação equilibrada. 

Ingredientes

700 gr de carne picada (500 novilho e 200 porco)
1/4 de um chouriço de qualidade (usei Fundão) picado
150 gr de espinafres
5 cogumelos brancos
1 ovo
Flor de Sal de Tavira com ervas qb
pimenta moída no momento qb
Azeite q.b
1 dente de alho qb
Alho e pó qb
Sementes de coentros qb
4 fatias de queijo Edam
Pão ralado qb
Vinho branco qb
1 colher de sobremesa de amido de milho

Procedimento

Comece por fazer o recheio. Leve ao lume uma frigideira com um dente de alho picado e um pouco de azeite. Deixe estalar o alho e acrescente os cogumelos laminados finamente até estarem ligeiramente cozidos. De seguida, junte os espinafres, tempere de sal e pimenta e deixe murchar. Retire do lume e pique tudo num processador de cozinha. Volte a colocar a mistura na frigideira com mais um pouco de azeite e acrescente um ovo batido. Vá mexendo até cozinhar o ovo. Junte o amido de milho para dar consistência ao recheio e mexa muito bem. Desligue e deixe arrefecer.
Entretanto, num recipiente, junte as carnes e o chouriço picado. Tempere de sal, alho em pó e as sementes de coentros desfeitas num almofariz. Misture tudo muito bem.
De seguida, forre a bancada da cozinha com papel aderente e polvilhe-o com pão ralado. Sobre este, disponha a carne e estique-a com a ajuda de um rolo de cozinha. Espalhe as fatias de queijo e, sobre estas, o recheio de espinafres. Com a ajuda da película aderente, vá enrolando a sua torta e vá-lhe dando forma. Salpique-a com mais pão ralado.
Posteriormente, regue um pirex com um pouco de azeite e vinho branco. Transfira o rolo, enfeite-o com fatias de cogumelos e regue-o com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 50minutos.
Sirva com espaguete fresco salteado em alho e guarnecido com cogumelos frescos, tomates baby e azeitonas picadas.

Delicie-se e seja feliz!








Sem comentários:

Enviar um comentário