terça-feira, 3 de abril de 2018

Rojões à moda da minha mãe com batatinhas assadas e laranja

Nasci em Aveiro e sempre vi a minha mãe e avó a fazerem rojões: uns deliciosos nacos de carne de porco entremeada, salpicados de sal e fritos lentamente em banha de porco.
Iniciando a minha vida profissional, rumei até Lisboa e, quando me serviram rojões, achei que iria degustar algo semelhante  aos rojões da minha mãe e avó. Foi a maior desilusão! Por aqui, rojões são pequenos pedaços de febra de porco estufados, temperados com vinhos de alhos.
Deixo-vos, portanto, a receita da minha mãe e avó que, apesar de morosa, vale bem a pena.

Ingredientes

1 kg e 1/2 de entremeada com courato cortada em cubos bem grandes
1 dente de alho grande
1 folha de louro
1 chávena de chá de água
1 embalagem de banha de porco
2 laranjas fatiadas
batatinhas pequenas
ervas da Provença
azeite
alho em pó

Procedimento

Num tacho coloque os pedaços de carne, o dente de alho esborrachado com casca, a folha de louro, a banha e a água. Salpique de sal. Coloque ao lume e deixe cozinhar em lume muito brando (cerca de duas horas). O tacho nunca deverá ser tapado e, durante o processo da fritura, deverá ir sempre mexendo, de forma a que os rojões adquiram uma tonalidade uniforme.
Depois de os rojões estarem bem cozidos e dourados, retire-os e escorra o excesso de banha com a ajuda de papel absorvente.
Enquanto os rojões fritam, leve ao forno as batatinhas descascadas, temperadas com sal, alho em pó, um pouco de azeite e ervas da Provença.
Depois de estarem lourinhas, disponha-as numa travessa juntamente com os rojões fatiados e ladeados de rodelas de laranja.

Delicie-se e seja feliz!










Sem comentários:

Enviar um comentário