sábado, 7 de abril de 2018

Filetes de dourada marinados com crosta de broa, amêndoa e manjericão e puré de ervilhas

Confesso que sou mais fã de carne do que de peixe. Contudo, não me importava de comer peixe cozinhado desta forma todos os dias. A broa e a amêndoa conferem aos filetes um delicioso toque crocante e simultaneamente areado. Delicioso!

Ingredientes para os filetes:

2 filetes de dourada (a dourada que pedi para transformar em filetes tinha cerca de 1 kg)
azeite qb
1 dente de alho
alho em pó qb
sumo de 1 limão
1/4 de uma broa pequena
12 amêndoas
1 mão cheia de folhas de manjericão
sementes de coentros moídas na hora
flor de sal qb
ervas aromáticas para temperar peixe (uso uma mistura de sal e ervas do Aldi)

Ingredientes para o puré

Ervilhas a gosto
Flor de sal qb
Leite a gosto
manteiga a gosto

Procedimento

Para os filetes:

Cerca de duas horas antes de cozinhar o peixe, tempere-o com alho em pó, a mistura de ervas aromáticas, sal e as sementes de coentros ligeiramente desfeitas no almofariz. Passado 20 minutos, regue-os com o sumo de limão e reserve.
Entretanto, comece a preparar a crosta de broa: dentro de um processador, coloque a broa (sem a côdea), 1 dente de alho, as amêndoas, o manjericão e um pouco de sal; triture tudo e ligue a mistura com um pouco de azeite, até formar uma pasta; reserve.
De seguida, coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente e deixe aquecer. Escorra os filetes da marinada e cozinhe-os durante 2 minutos de cada lado.
Forre um pirex com papel vegetal e pincele-o com um pouco do azeite que tem na sua frigideira. Disponha os filetes e cubra-os com a pasta de broa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, na função grill, até que a crosta fique dourada.
Sirva com puré de ervilhas e uma salada de tomate.

Para o puré de ervilhas:

Coza as ervilhas em água fervente durante 15 minutos. Coloque-as no processador e triture. Adicione leite e manteiga, de forma a adquirir a textura desejada. Leve novamente ao lume para ligar bem os ingredientes.

Delicie-se e seja feliz!










Sem comentários:

Enviar um comentário