sábado, 14 de abril de 2018

Lombos de salmão selvagem em azeite de manjericão com batata doce e flan de espinafres

Cá em casa não pode faltar manjericão! É um erva aromática da qual uso e abuso, pois aprecio imenso o sabor que confere a qualquer prato de carne, peixe ou vegetais e até mesmo sopas. Desta vez, usei-o num simples e saborosíssimo prato de lombos de salmão selvagem. Espreitem a receita e experimentem, pois não se irão arrepender. Conjugou perfeitamente com umas batatas doces com salsa e tomilho no forno e uns flans de espinafres.

Ingredientes para o salmão

3 lombos de salmão selvagem ultracongelado 
1 chávena e 1/2 de café de azeite
1 mão cheia de folhas de manjericão
1 dente de alho
flor de sal qb
ervas aromáticas especiais para temperar peixe (uso mistura do Aldi) qb
orégãos qb


Ingredientes para a batata doce assada

1 batata doce grande descascada e cortada em meias luas
salsa seca qb
tomilho qb
azeite qb


Procedimento

Tempere os lombos de salmão com uma hora de antecedência: forre um pirex com papel vegetal; salpique o fundo com sal, orégãos e ervas aromáticas; disponha o salmão e tempere de igual forma toda a sua superfície. Entretanto, no copo da varinha mágica, coloque o dente de alho, o manjericão e o azeite. Triture tudo. Agora, despeje sobre o salmão o azeite de manjericão e rode os lombos, de forma a ficarem impregnados desta mistura. Deixe repousar pelo menos durante uma hora e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 35 minutos. 
Aproveite o forno quente e coloque outro pirex com a batata doce cortada em meias luas, salpicada com a salsa e o tomilho e regada com um pouco de azeite. Deixe alourar.

Sirva o salmão com a batata doce e o flan de espinafres  (http://morangoimenta.blogspot.pt/2018/04/flan-de-espinafres-e-tomate-cereja-em.html)

Delicie-se e seja feliz!














Sem comentários:

Enviar um comentário