segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Pão de girassol e mandioca

Esta receita de pão está espalhada pela blogosfera e há muito que me enchia de curiosidade para experimentá-la. Conhecido como pão alentejano paleo, este pão é apenas confecionado com farinha de sementes de girassol e polvilho doce. Asseguro-vos que a sua textura é muito semelhante à do pão alentejano e é verdadeiramente divinal!
A receita original encontra-se aqui https://temperosdaargaspaleo.wordpress.com.

Ingredientes

170 gramas de sementes de girassol biológicas
210 gramas de polvilho doce
1 colher de sopa de azeite
15 gramas de fermento de padeiro
200 gramas de água
Sementes de abóbora, girassol, sésamo dourado e preto q.b. para decorar
1 colher de café de sal rosa dos Himalaias

Procedimento 

Comece por triturar as sementes de girassol até se transformarem em farinha. Num recipiente, misture as farinhas, às quais deverá adicionar a água morna com o azeite , o fermento desfeito e o sal dissolvido. Misture tudo com um garfo. Tape com película aderente e deixe levedar por 30 minutos num local quente.
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
De seguida, forre uma forma retangular com papel vegetal, sobre o qual deverá deitar a massa levedada. Espalhe por cima sementes a gosto (usei Sementes de abóbora, girassol, sésamo dourado e preto).
Leve ao forno durante 1 hora, não esquecendo de tapar o pão com papel de alumínio a meio da cozedura. Após se encontrar cozido, retire-o imediatamente do forno e deixe-o arrefecer na totalidade antes de o cortar.

Acompanhe com queijo fresco e compota de frutos vermelhos sem açúcar.

Delicie-se e seja feliz!













Sem comentários:

Enviar um comentário