sábado, 3 de março de 2018

Filetes de robalo panados com amêndoa e sésamo acompanhados de salada russa de maçã com maionese de iogurte e tomate confitado

Aqui por casa, infelizmente, não comemos muito peixe, pois o N. não aprecia e o T. também o rejeita.    Assim, tento atrair a sua atenção para o peixe, confecionando receitas mais incomuns. Contudo, o pequeno T. ainda não se deixa seduzir.
Esta receita que hoje vos apresento, é deliciosa e, em 30 minutos, fica pronta!
Utilizei filetes de robalo (na peixaria, escolhi um robalo grande e pedi que o transformassem em filetes), mas pode utilizar outro tipo de peixe. Caso opte pelos filetes de robalo, deverá utilizar uma pinça de cozinha para retirar as espinhas mais pequenas (saem muito facilmente).

Ingredientes ( 2 pessoas)

Para os filetes de robalo panados:

2 filetes de robalo
polvilho doce q.b.
farinha de amêndoa q.b.
1 ovo
flor de sal com ervas meditterrânicas
Alho fatiado qb
quatro pimenta qb
ervas da Provence
sementes de sésamo brancas e pretas qb
sumo de 1 limão
óleo de amendoim 

Para o tomate confitado:

tomates cherry qb
azeite para cobrir os tomates
orégãos qb
flor de sal com ervas mediterrânicas
1 dente de alho 

Para a salada russa de maçã

1 ovo
1 cenoura média partida aos pedacinhos
1 chávena de ervilhas
1 maçã e 1/2 Fuji (se forem grandes) ou 2 pequenas + umas gotas de limão
sal rosa

Para a maionese de iogurte

3 colheres de sopa de iogurte grego
alho em pó qb
sal rosa qb
orégãos qb
1 fio de azeite

Procedimento

Tempere os filetes, com algumas horas de antecedência, com a flor de sal, alho fatiado, as ervas e a pimenta moída na altura. Apenas 20 minutos antes de os cozinhar é que os deve regar com o sumo de limão.
Ponha a cozer o ovo, a cenoura e as ervilhas em água com um pouco de sal.
Enquanto coze parte da salada russa, pane os filetes, passando-os pelo ovo batido, depois pelo polvilho doce, ovo, farinha de amêndoa e sementes de sésamo. Com a ajuda da palma da mão, calque bem o polme. Leve-os a fritar, em óleo de amendoim pré-aquecido, até dourarem. O polme fica bem consistente e incrivelmente crocante. Não esqueça de retirar o excesso de óleo, deixando os filetes a repousar sobre papel de cozinha.
De seguida, escorra as ervilhas e a cenoura, descasque e parta em pedacinhos o ovo. Coloque tudo numa saladeira, onde irá juntar a maçã descascada e cortada aos cubos (quando a descascar e cortar, salpique-a com gotas e limão, de forma a não oxidar).
Antes de preparar a maionese de iogurte, ponha os tomates a confitar: num tachinho, colocar os tomates cherry lavados, 1 dente de alho com casca (esborrachado), flor de sal com ervas mediterrânicas, orégãos e cubra-os com azeite; leve ao lume até começarem a amolecer.
Inicie, agora, a sua maionese de iogurte: ao iogurte, junte sal rosa, alho em pó, orégãos e um fio de azeite; misture tudo muito bem.
Envolva, agora, a maionese na salada russa de maçã.

Emprate, delicie-se e seja feliz!








Sem comentários:

Enviar um comentário