segunda-feira, 19 de março de 2018

Lombinho em cama de rúcula com molho de frutos vermelhos e puré de batata doce


"Cozinhar é fazer poesia para ser degustada!"

As framboesas e morangos que comprei para o recheio do meu bolo de aniversário eram um pouco ácidos e, desta feita, decidi aproveitá-los para fazer um delicioso molho de frutos vermelhos para guarnecer um lombinho assado. E que bela ideia que tive! Uma fantástica combinação e explosão de sabores! A repetir infinitamente...

Ingredientes para o lombo (serve 4)

1 lombinho de porco
Flor de sal com ervas mediterrânicas qb
Sementes de coentros moídas qb
2 dentes de alho
2 folhas de louro
azeite qb
1 chávena de café de vinho branco
1 chávena de café  de água + 1/2
Massa de vinha d'alhos

Ingredientes para o puré de batata doce

2 batatas doces grandes
1 colher de sopa de manteiga dos Açores
Leite a gosto
1 pitada de canela
Sal rosa

Ingredientes para o molho de frutos vermelhos

200 gramas de morangos
30 gramas de framboesas
1/2 chávena de café de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de açúcar amarelo (caso os frutos sejam muito ácidos, cortará a acidez)
2 folhas de manjericão picadas
creme balsâmico qb

Procedimento (lombo)

Tempere o lombinho de porco de um dia para o outro: no fundo de um pirex, coloque um pouco de azeite, um alho picado, uma folha de louro partida em pedaços e salpique com flor de sal com ervas mediterrânicas; sobreponha o lombinho que deverá barrar com a massa de vinha d'alhos; salpique, agora, com o outro alho picado, mais um pouco de sal e pedaços de folha de louro; regue com um fio de azeite e o vinho branco; tape com película aderente e reserve no frigorífico até ao dia seguinte.
No momento de cozinhar o lombinho, coloque a água no pirex e leve-o a cozinhar em forno pré-aquecido a 180 graus, durante 1h15 minutos, sensivelmente. Ao longo da cozedura, vá virando o lombinho. Depois de assado, retire o lombo para um tábua de cortar e deixe-o descansar cerca de 10 minutos. Fatie-o e coloque-o novamente no molho para ganhar mais sabor.

Procedimento (puré de batata doce)

Leve as batatas a cozer com um pouco de sal. Depois de cozidas, passe-as pelo passevite, tempere com canela, adicione um pouco de leite e a manteiga. Leve ao lume e mexa energicamente até obter uma textura de puré.

Procedimento (molho de frutos vermelhos)

Numa frigideira antiaderente, coloque os morangos partidos em pedaços, as framboesas e o vinho do Porto. Deixe cozer lentamente, até que os frutos se apresentem quase desfeitos. Acrescente o manjericão picado, o açúcar e triture tudo com a varinha mágica. Leve o creme ao lume até engrossar. Regue, de seguida, com um pouco de creme balsâmico. Mexa e reserve, deixando esfriar.

Emprate o puré e, sobre uma cama de rúcula, disponha o lombinho fatiado coberto com molho de frutos vermelhos. Decore com framboesas e salpique com ervas.

Delicie-se e seja feliz!










Sem comentários:

Enviar um comentário