domingo, 9 de dezembro de 2018

Risotto de espargos verdes e cogumelos

A nossa cozinha esteve em pausa, pois acabámos de trocar de casa e, apesar de as nossas rotinas ainda não estarem a 100% , hoje tentámos inaugurar a nossa nova cozinha, confecionando um delicioso e cremoso risotto.

Ingredientes

1 molho de espargos
12 cogumelos brancos fatiados
2 folhas escaldadas de couve lombada
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 chávena de café de vinho branco
Azeite qb
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Flor de sal qb
1 copo de arroz arbóreo

Procedimento

Comece por preparar os espargos: arranje-os, retirando a base fibrosa; lave-os e ponha-os a cozer em água fervente com sal (a água deverá ser guardada para, posteriormente, cozer o  risotto) até ficarem al dente. Aproveite a mesma água para escaldar as folhas de couve lombarda.
De seguida, faça um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Depois de o refogado se encontrar translúcido, acrescente os cogumelos e deixe-os amolecer ligeiramente. É a vez de adicionar o risotto . Vá mexendo para não agarrar ao fundo do tacho e deixe o risotto absorver o sabor dos cogumelos. Adicione o vinho e deixe evaporar. Vá acrescentando uma concha de água da cozedura do espargos a pouco e pouco (sempre que o risotto começar a secar, está na altura de adicionar outra). Repita este procedimento até que o arroz se encontre cozido (cerca de 20 minutos). No final da cozedura, adicione os espargos partidos em pedacinhos, o queijo e  a manteiga (se necessário, acrescente um pouco de água, de forma a adquirir a cremosidade desejável).
Sirva no momento, sobre a folha de couve, e delicie-se. Por aqui, acompanhámos com um delicioso rolo de carne recheado com farinheira. Que bem que nos soube!














Sem comentários:

Enviar um comentário