sábado, 29 de dezembro de 2018

Bilharacos

Os biharacos são um doce natalício típico da cidade de Aveiro, a minha cidade Natal. Creio que correspondem mais ou menos aos tradicionais sonhos de abóbora. 
Desde que me conheço que os via serem confecionados pela minha querida avó I. e pela minha mãe, receitas sempre feitas a olho, mas cujo resultado era sempre extraordinário. Tentei uma ou duas vezes fazê-los, mas sem grande sucesso, pois os da mãe e os da avó sabiam sempre muito melhor. Contudo, desta vez, parece que acertei com as quantidades e ficaram uns bilharacos fantáticos! Experimentem para darem mais cor à vossa mesa de final de ano!

Ingredientes

2 colheres de café de canela
1 pitada de sal de mesa
Aguardente e vinho do porto qb
raspa de 1/2 laranja
90 gr de açúcar
850 gramas de abóbora laranja sem casca (utilizei 1200 gr com casca)
2 ovos e 1 gema
10 gramas de fermento de padeiro diluído num pouco de água morna
125 gramas de farinha de trigo
Açúcar e canela para polvilhar
óleo ou azeite para fritar qb

Procedimento

Coza a abóbora em água fervente temperada com um pouco de sal. Depois de cozida, coloque-a num escorredor e deixe arrefecer. Depois de fria, transfira a abóbora para um pano de cozinha e esprema com as mãos até sair toda a água (a abóbora reduz bastante depois de perder a água). Coloque a polpa de abóbora numa taça, à qual irá juntar os ovos e a gema, a farinha, o açúcar, o fermento diluído num pouco de água morna. Bata tudo muito bem até que a massa apresenta bolhinhas. Entretanto, adicione  a raspa de laranja, a canela, a pitada de sal, a aguardente e o vinho do Porto a gosto. Prove a massa para ajustar um ou outro sabor (normalmente, é necessário ajustar o vinho do Porto ou a aguardente). Reserve a massa e deixe levedar durante 40 minutos ou até duplicar de volume.
De seguida, aqueça o óleo ou azeite e, com o auxílio de uma colher, vá fritando pequenas porções de massa até dourar. Não esqueça de ir virando os bilharacos. Retire-os e deixe-os a escorrer sobre papel absorvente. Ainda quentes, salpique-os de canela e açúcar.

Delicie-se e seja feliz!









Sem comentários:

Enviar um comentário