quarta-feira, 20 de junho de 2018

Filetes de dourada recheados com tomate, mozzarella fresca e presunto

Agradam-me imenso os filetes de peixe e, sempre que tenho oportunidade, peço, na peixaria, para me fazerem filetes de vários tipos de peixe. Os de dourada e robalo são os meus favoritos.

Ingredientes

2 filetes de dourada (a dourada que pedi para transformar em filetes tinha cerca de 1 kg)
alho em pó
flor de sal
raspa e sumo de 1 limão pequeno
ervas da Provença
sementes de coentros moídas grosseiramente no momento
cogumelos marron qb
tomate cacho fatiado qb
fatias de beringela qb
espargos verde qb
azeite qb
2 fatias de presunto
1/2 queijo mozzarella fresco
orégãos qb

Procedimento


Cerca de duas horas antes de cozinhar o peixe, tempere-o com alho em pó, ervas da Provença, flor de sal, raspa de limão e as sementes de coentros ligeiramente desfeitas no almofariz. Passado 20 minutos, regue-os com o sumo de limão e reserve.
De seguida, fatie algumas rodelas de tomate, salpique-as de sal e de orégãos. Sobre um filete, coloque o presunto, o queijo fatiado e o tomate, sobrepondo o segundo filete. Com a ajuda de fio de cozinha, aconchegue os dois filetes, atando-os, de forma a que não se deformem durante a cozedura. Disponha os filetes num pirex, previamente forrado com papel vegetal, e regue-os com azeite. leve ao forno durante 20-25 minutos, a 180 graus.
Enquanto os filetes cozinham, arranje alguns legumes para grelhar numa chapa bem quente: cogumelos, beringela, tomate cacho, espargos, pimentos laranja e vermelhos. Depois de grelhados, salpique os legumes com sal, ervas e regue-os com um fio de azeite. Sirva-os com o peixe recheado.

Delicie-se e seja feliz!











Sem comentários:

Enviar um comentário