sábado, 18 de abril de 2020

Barquinhos de batata doce recheados  

Este tubérculo, originário da América do Sul, possui uma enorme riqueza nutricional e o seu sabor adocicado faz com que seja um alimento base da culinária doce ou salgada. Aqui em casa, não pode faltar, sendo a variedade roxa a nossa favorita, mas a mais difícil de encontrar.
Gostamos de a consumir assada ao natural com pele e cortá-la em fatias que, muitas vezes, servem de lanche ou simplesmente apreciamos o seu puré ou umas belas tostas de batata doce.
Desta feita, optámos por recheá-la com barriga fumada e queijo mozarella.

Ingredientes

1 batata doce grande
barriga fumada cortada em pequenos cubos ou bacon qb
queijo mozarella qb
sal qb
pimenta qb
noz moscada qb
1 pitada de canela
Tomilho-limão qb
Orégãos qb

Procedimento

Lave a batata doce, esfregando-a muito bem. Limpe-a e coloque-a no forno pré-aquecido a 200 graus, sobre um pedaço de papel vegetal e deixe assar cerca de 40 / 45 minutos, conforme o tamanho da batata.
Entretanto, numa frigideira antiaderente salteie, lentamente, pequenos cubos de barriga fumada até dourarem. Reserve uns pedacinhos para colocar por cima das batatas.
Após a batata estar devidamente assada, deixa-se amornar e corta-se ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher de sobremesa, retira-se, com muito cuidado, a maior parte da sua polpa, não esquecendo de deixar uma camada fina por dentro.
De seguida, esmaga-se a polpa da batata com um garfo, tempera-se com um pitada de noz moscada, pimenta e canela e adiciona-se o queijo ralado, bem como a restante barriga fumada juntamente com a gordura que largou. Mistura-se muito bem e retifica-se o tempero com um pouco de sal, tendo em conta que a barriga fumada já é suficientemente salgada.
Posteriormente, coloque as bases da batata doce sobre um pedaço de papel de alumínio, dando-lhe uma configuração de barco e recheie-as com o preparado de puré e barriga fumada. Coloque um pouco mais de queijo ralado por cima, os pedacinhos de barriga fumada que reservou, polvilhe com tomilho-limão e orégãos.
Leve os barquinhos de batata doce ao forno a gratinar. Sirva com uma salada verde e dexore com raminhos de tomilho.

Delicie-se e seja feliz!









Sem comentários:

Enviar um comentário