sábado, 9 de maio de 2020

Pato assado com laranja e arroz de miúdos dourado

Quando se fala em pato assado, há tendência para nos lembrarmos do arroz de pato (que eu tanto adoro) servido em camadas, sendo que a camada da carne se revela um pouco seca dada a textura da carne. Desengane-se quem pensa que o pato assado se torna seco! Muito pelo contrário, torna-se numa carne bastante suculenta, que se desfaz no garfo antes de cada dentada!
É um prato de domingo pelo tempo que demora a confecionar, mas vale bem a pena, pois o resultado final é divinal!

Ingredientes para o pato

1 pato inteiro com miúdos (reservar os miúdos)
1 ramo de tomilho-limão
sal fino qb
flor de sal com ervas qb
mistura de pimentas moídas no momento qb
5 dentes de alho
flor de sal com ervas qb
1 c. de sopa de manteiga amolecida
sumo de 3 laranjas
1 laranja inteira
1/2 copo de vinho branco
3 folhas de louro

Ingredientes para o arroz

miúdos do pato
1 cenoura
1 talo de aipo
1 cebola pequena
1/2 alho francês
1 pedaço de bacon
1 copo de arroz
açafrão da Índia qb

Procedimento

Comece por regar o pato com o sumo de laranja e com o vinho branco. Tempere-o com sal fino e as pimentas moídas no momento e reserve.
Entretanto, num almofariz, faça uma pasta com os dentes de alho, o tomilho, a manteiga, um pouquinho de flor de sal e raspas de laranja (aproveite as cascas das laranjas que utilizou para o sumo).
De seguida, barre o interior e o exterior do pato com a pasta de alho, adicione as folhas de louro partidas em pedaços e no interior do pato coloque uma laranja cortada em 4 gomos. Tape com película aderente o recipiente onde tem o pato e reserve no frigorífico até ao dia seguinte.
No dia, colocar o pato a assar no formo a 180 graus, durante 3 horas.
Enquanto o pato assa, comece por preparar o caldo e os miúdos para o arroz. Num tacho com água fervente, coloque os legumes, sal e os miúdos (reserve apenas o fígado, caso goste, para adicionar mais tarde) e deixe cozer. Depois dos miúdos cozidos, retire-os do tacho com o bacon, corte tudo em pedacinhos e reserve.
Coe o caldo de cozinhar os miúdos e reserve um pouco para o arroz.  Com o restante caldo vá regando o pato enquanto assa.
Não esqueça de virar o pato a meio da cozedura, de forma a que este aloure uniformemente.
Quando o pato estiver quase assado, inicie o arroz: ferva o caldo reservado e junte o arroz (na proporção de dois copos de água para 1 de arroz); adicione açafrão a gosto e os miúdos partidos em pequenos pedaços, bem como o bacon; deixe cozinhar um pouco e termine a cozedura do arroz no forno até que este aloure.
Parta o pato em pedaços e sirva com o arroz e laranja fatiada.

Delicie-se e seja feliz!














Sem comentários:

Enviar um comentário