sábado, 16 de março de 2019

Sachertorte

O aniversário da mamã Moranga, este ano, foi celebrado com uma réplica do belíssimo e famoso sachertorte. Que delicioso estava!
Este bolo é de origem austríaca e nasceu quando o príncipe Klemens Matternich quis oferecer aos seus convidados uma deliciosa sobremesa. Estando o seu chefe de pastelaria doente, este pediu a Franz Sacher, um aprendiz de pastelaria com apenas 16 anos, que fizesse uma sobremesa que agradasse os exigentes comensais, habituadíssimos a bolos de vários andares. Depois de muitas experiências, Sacher confecionou este delicioso e requintado bolo de chocolate, o qual recheou com uma fina camada de compota de damasco e cobriu com chocolate. Escusado é dizer que o bolo fez o maior sucesso e, a partir desse momento, o jovem aprendiz de pasteleiro foi nomeado pasteleiro vitalício do palácio.
Hoje, ainda pode degustar o delicioso bolo Sacher  em numerosas pastelarias austríacas. Contudo, e se puder, não deixe de o experimentar no famoso Hotel Sacher, situado junto à ópera de Viena. Assim, degustará um extraordinário bolo num ambiente de puro requinte.



Ingredientes para o bolo
(receita ligeiramente alterada do livro "Sobremesas", da Academia Barilla)

5 ovos + 1 gema de ovo
45 gr de farinha de trigo fina com fermento
140 gr de açúcar
25 gr de cacau puro em pó
30 gr de farinha Maizena
115 gr de farinha de amêndoa
80 gr de chocolate negro
25 gramas de manteiga
uma pitada de sal
medalhas / moedas de chocolate para decorar
damascos secos para decorar

Ingredientes para a cobertura

1 pacote de natas
150 gr de chocolate em barra 70% cacau

Ingredientes para o recheio

120 gr de compota de damasco

Procedimento

Comece por juntar o cacau, 25 gramas de açúcar, a pitada de sal e as farinhas de amêndoa, de trigo e Maizena. Misture e reserve.
Entretanto, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.
De seguida, bata as gemas com apenas 45 gramas de açúcar até obter um preparado esbranquiçado e, posteriormente, bata também as claras em castelo firme, às quais deverá adicionar o restante açúcar.
Depois, junte um pouco de claras em castelo às gemas e adicione o chocolate derretido com a manteiga, bem como todos os ingredientes secos. Mexa bem e, por fim, envolva as restantes claras.
Coloque o preparado do bolo numa forma de alumínio untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 25 a 30 minutos (faça o teste do palito para verificar o grau de cozedura do bolo).

Enquanto o bolo coze, prepare a cobertura: parta para uma tigela pequenos pedaços de chocolate; ferva as natas e derrame-as sobre o chocolate; abafe com um prato durante três minutos; e, findo este tempo, misture tudo com uma vara de arames até obter um creme aveludado.

Depois de o bolo se encontrar frio, desenforme-o e corte-o ao meio. Recheie-o com uma fina camada de compota de damasco e, com a compota que resta, barre todo o exterior do bolo (topo e laterais). De seguida, com a ajuda de uma espátula apropriada, barre-o com o chocolate. Enfeite com medalhas de chocolate e damascos secos.

Delicie-se e seja feliz!








Sem comentários:

Enviar um comentário