sábado, 6 de janeiro de 2018

Salmão selvagem em caixinhas de massa folhada com molho pesto caseiro

Para além da família, tenho três paixões: ler, beber e saborear um bom café e cozinhar! Não sou nenhuma especialista e cozinha, mas dá-me um grande prazer combinar alimentos, criar e recriar pratos e, por norma, as experiências e combinações correm muito bem. Contudo, preciso de tempo para confecionar as minhas refeições, sem estar com preocupações de qualquer ordem. Aproveitando a tranquilidade desta manhã de sábado, saiu este salmão que nos conquistou e que irei, sem dúvida, repetir!

Ingredientes (duas pessoas)

2 lombos de salmão selvagem
Molho pesto a gosto
Sal rosa  qb
Alho em pó qb
Orégãos qb
Um fio de azeite
Rodelas de tomate cacho a gosto
Queijo Grana Padano ralado finamente qb
1 tomate baby
2 quadrados de massa folhada
Folhas de manjericão para decorar

Procedimento

Comece por fazer o molho pesto. Se preferir, poderá optar pelo de compra.
Entretanto, tempere os lombos de salmão com sal, alho em pó e orégãos. Disponha-os num pirex, regue-os com um fio de azeite e envolva-os no molho pesto, não esquecendo de reservar uma parte do molho. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos a 180 graus. O cheirinho que se espalha pela sua cozinha é divinal!
De seguida, corte dois quadrados de massa folhada. Deverá ter em atenção o tamanho dos lombos de salmão, pois a ideia é fazer caixinhas onde os mesmos encaixem. Leve a massa folhada ao forno durante 30 minutos. Depois de cozida, retire-a do forno e deixe arrefecer por completo. Posto isto, com a ponta de uma faca, abra a sua caixinha, deixando um rebordo de cerca de 1 cm. Reserve a tampa.
Posteriormente, inicie o recheio das caixinhas por esta ordem: duas rodelas de tomate, molho pesto, queijo ralado, salmão, molho pesto e metade de um tomate bebé. Polvilhe com mais um pouco de queijo ralado e coloque a tampa de massa folhada junto da respetiva caixinha. Enfeite com folhas de manjericão.
Sirva com arroz selvagem.

Delicie-se e seja feliz!


Ingredientes para o molho pesto

(Não utilizo unidades de medida, gosto de fazer tudo a olho e de ir provando)

Manjericão
Nozes
Queijo Grana Padano ralado finamente
Azeite
Alho fresco
Azeite virgem extra
Sal

Colocar todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triturar até obter um creme. Deve-se ir provando e, se necessário, intensificar um ou outro sabor.




















Sem comentários:

Enviar um comentário