quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Bochechas de porco estufadas com cenoura e aipo

Este domingo, experimentámos bochechas de porco. Ficámos muito surpreendidos com o sabor e textura. Um prato bem reconfortante que nos aconchegou o estômago nestes primeiros dias de chuva e frio.

Ingredientes

8 bochechas de porco
1 talo de aipo cortado em cubinhos
1 cenoura cortada em cubinhos
1 chávena de café de azeite
1 folha de louro
1 cs de massa de pimentão
Flor de sal qb
Pimenta qb
1 tomate cacho médio cortado em cubos
1 copo de vinho tinto de boa qualidade
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
Ervas da Provença qb
Salsa qb

Procedimento

De véspera, tempere as bochechas de porco com o alho picado, as ervas, flor de sal, louro, massa de pimentão e o vinho tinto.
Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer e sele a carne (o azeite tem de estar bem quente, de forma a criar rapidamente uma crosta na carne, para que esta preserve todos os seus sucos no interior).
Depois de selada, retire-a do azeite e reserve. Acrescente agora a cebola e deixe cozinhar até ficar translúcida. Adicione o tomate picado, a cenoura e o aipo. Tape o tacho e cozinhe os legumes em lume brando durante alguns minutos. De seguida, junte a carne, envolva-a nos legumes e cozinhe-a um pouco. Adicione a marinada e deixe cozinhar lentamente, até que a carne se apresente bem tenra (45 minutos, aproxidamente). Se necessário, durante o processo de cozedura, adicione  um pouco de água . Retifique os temperos e triture o molho, de modo a dar-lhe um toque aveludado. Salpique com salsa picada e sirva com batata doce assada ao natural e bimis cozidos.

Delicie-se e seja feliz!








Sem comentários:

Enviar um comentário