sábado, 9 de setembro de 2017

Molho de tomate com seis legumes

Inspirada numa receita do Jamie Oliver, e por sugestão da L., fiz um delicioso molho de tomate bem saboroso e aromático, perfeito para utilizar numa pizza, numa massa, em peixe, enfim... perfeito para utilizar onde a sua imaginação o levar!
Depois de o ter provado, não mais utilizarei, em dias mais apertados, polpa de tomate e afins! Depois de frio, congelei-o em doses individuais e assim terei sempre pronto molho de tomate e legumes para utilizar a qualquer momento.

Ingredientes

7 tomates cacho bem maduros
1/2 cenoura grande
8 cm de alho francês
1/2 cebola roxa
100 gr de abóbora
100 gr de curgete
1/2 pimento vermelho
3 cogumelos brancos (grandes)
5 folhas de manjericão
2 c. Sopa de orégãos
Sal rosa dos Himalaias qb
Azeite virgem extra qb
3 dentes de alho

Procedimento

Comece por lavar os tomates e, com a ajuda de uma faca, desenhe uma cruz na pele, cortando-a. De seguida, escalde-os em água a ferver, de forma a que a pele se solte facilmente. Pique-os grosseiramente e reserve.
Descasque, posteriormente, a cenoura, a cebola, a abóbora, a curgete, lave e parta em pequenos pedaços. Retire também a pele aos cogumelos já lavados e pique-os. Parta o alho francês e o pimento.
Entretanto, pique três dentes de alho e refogue em lume brando no azeite. Junte os orégãos e todos os legumes. Tempere de sal e deixe cozer lentamente até que fiquem macios. 
Quando se encontrarem cozidos, adicione as folhas de manjericão e triture tudo num processador ou com a varinha mágica. Retifique o sal. Deixe arrefecer e utilize como quiser.

Delicie-se e seja feliz!









Sem comentários:

Enviar um comentário